Dúvidas? Entre em contato conosco.
45 9 9914-8960
Notícias
| Postado em: 11/09 - 20:24
Setor de TI vive momento de grande impulso na região Oeste do Paraná

Evento regional estimulou a geração de um ecossistema ideal ao desenvolvimento em TIC

O setor de tecnologia da Informação e comunicação (TIC), vive um momento bastante especial no Oeste do Paraná. Evento recente, o Pig Data, realizado em Toledo, expressou o potencial de desenvolvimento para a área. Organizadas, as empresas são a base da sustentação e geradoras de demandas. Por outro lado, as universidades formam mão de obra especializada. Porém, novas perspectivas são vislumbradas. A instituição do Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo, caracterizará um ambiente especial de TIC com a disponibilização de espaço para abrigar empreendimentos do setor.

Visto com entusiasmo, o Termo de Cooperação firmado entre a Administração Municipal e Biopark deve proporcionar um novo impulso ao ecossistema empresarial de TIC. “O Oeste do Paraná é detentor de grande potencial em desenvolvimento de tecnologia da informação e comunicação e sai fortalecido com a parceria”, observa o coordenador do Núcleo Setorial de TI, vinculado a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Edilson Backes.

Ambiente propício

O ambiente propício para a fusão de objetivos e estímulo foi conseguido por intermédio do Pig Data, evento resultante de esforço conjunto que tem como membros o Núcleo de TI de Toledo, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Acit, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unipar, Fag, Pontifícia Universidade Católica (PUC), com apoio do Sicredi e Biopark.  

O Pig Data se caracteriza como uma convenção de tecnologia e atinge alguns objetivos do planejamento estratégico do Núcleo de TI de Toledo, dentre eles, aproximar o ecossistema de tecnologia, composto por universidades, empresas, entidades e poder público.

Tendência e vanguarda

O esforço concentrado por organizações estratégicas visa a manutenção de um ambiente de vanguarda que precisa se reinventar diariamente alinhado às tendências norteadoras mundiais. “A maneira como vivemos mudará com grande velocidade num futuro próximo, com implicações em todas as áreas. Será um grande impacto e precisamos estar preparados”, observa o idealizador do Biopark, Luiz Donaduzzi.

O empresário foi um dos palestrantes do Pig Data, e teve como foco ‘o empreendedorismo e as oportunidades de trabalho na área de Tecnologia da Informação’. Como parte do tema foi anunciado o termo de compromisso para abrigar empresas de TI dentro do Biopark, notícia recebida com bastante entusiasmo pelos empresários do ramo, segundo Edilson Backes. “O novo ouro da atualidade, a tecnologia da informação, apresenta aos jovens oportunidades de carreira, tendo em vista o potencial da região Oeste do Paraná”, frisa.

Novos conhecimentos

Novos conhecimentos com cursos, abordagem de games, internet das coisas (IoT), georreferenciamento e Java, foram multiplicados. Entre os destaques estiveram as Olimpíadas de Programação e o Campeonato de Robôs. Ao todo foram três palestras, oito minicursos, exposições e desafios, uma programação avaliada positivamente pelos organizadores.

 

Outras Notícias
Receba novidades do IGUASSU-IT
© Iguassu IT 2017 - Todos os direitos reservados.
45 9 9914-8960
executivo@iguassuit.com.br
Desenvolvido por