Dúvidas? Entre em contato conosco.
45 9 9914-8960
Notícias
Assessoria | Postado em: 23/03 - 18:00
Empreendedores do Oeste participam de workshop sobre soluções e resultados para empresas de TI

Um workshop promovido nesta quinta-feira (22), em Cascavel, aberto a empresários da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), apresentou cenários, ofereceu soluções de desenvolvimento empresarial e abordou o empreendedorismo e inovação. Foram realizadas sete apresentações contemplando diferente iniciativas  dentro da proposta temática do evento ‘Soluções e Resultados para Empresas de TI’.

O objetivo é o estímulo à busca pelo desenvolvimento contínuo, segundo o consultor do projeto de Tecnologia da Informação e Start-ups do Sebrae, Osvaldo Cesar Brotto. A convergência de objetivos gerou a parceria para o evento que teve como promotores o Sebrae, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), o Iguassu Valey Cascavel, o Programa de Tecnologia da Informação do Sebrae e o Sistema Regional de Inovação (SRI).

Soluções

Objetivos da empresa com base no mercado, processos gestão e inovação e proposta de integração são os quatro fundamentos que devem ser trabalhados pelo Sebrae neste ano, segundo Brotto. Para tanto haverá suporte por intermédio, por exemplo, de mentorias e recursos do Sebraetec. “Consultorias, prospecção de mercado, abertura de novos canais estão entre as propostas”, ressalta o consultor do projeto.

A iniciativa também é uma premissa da Iguassu-IT, com vistas ao suporte às empresas associadas e demais integrantes do setor de TIC no Oeste do Paraná, segundo o presidente, Roberto Carpes.

Os temas

A abertura ocorreu com a palestra Mindset Empreendedor, proferida por Mauro Mequelussi, da MBX Inteligência. Questões relacionadas à mudança e adequação mental para o empreendedorismo, com base na gestão da própria empresa estiveram em foco. Mequelussi ressaltou a importância de buscar por soluções com auxílio de setores especializados.

OKR

Entre as propostas de trabalho esteve a apresentação e explanação sobre a metodologia OKR (Objectives and Key Results). A palestra foi ministrada por Antônio Zubieta. Estabelecimento de metas para alcançar resultados de forma prazerosa, pode ser uma das interpretações para o método, um framework de gestão ágil de desempenho. “Os OKRs motivam os funcionários a trabalharem juntos, concentrando esforços para fazer contribuições mensuráveis e desafiadoras ??para o progresso de uma organização”, destaca Zubieta.

Local para o global

Uma iniciativa local, com performance global, foi o enfoque da apresentação de Antônio Carlos Zandoná, ao falar do case da Intelltech, uma start-up do Oeste do Paraná que conquista o mercado mundial.

Entre os ramos de atuação da empresa estão a coleta de dados, monitoramento em tempo real, análise de riscos e previsão nas usinas hidrelétricas e estatísticas e engenharia para barragens de rejeito.

Inovação

Paulo Mendonça, da Wylinka de Belo Horizonte falou sobre como inovar. O propósito é mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo, a partir da promoção e transformação do conhecimento, segundo Mendonça. O serviço está voltado ao desenvolvimento de projetos, capacitações e geração de conteúdos.

Nova economia

O paradigma da abundância e a nova economia, digital, física e biológica esteve na pauta de trabalho de Luciano Vicenzi. O impacto das tecnologias aceleradas para desenvolver novos modelos de negócios. A concentração de investimento em alto volume de dados com segurança das informações , são fatores para surgimento de um novo mercado. O desafio da nova economia é sair do mindset de escassez para um modelo mental de abundância, segundo Vicenzi.

Gameficação

Caroline Andreola e Rafaela Laurencini, da Gamefier, apresentaram a proposta de  transformar os indicadores em modelos de gameficação.  A fórmula consiste em usar a experiência dos jogos no mundo real, sem transformar esse cenário em algo imaginário. “É trabalhada a motivação, objetivo claro, feedback e em tempo real com regras bem definidas”, frisa Rafaela.

O Sebrae Cascavel oferecerá suporte aos empreendedores interessados em aplicar as soluções trabalhadas no workshop.

Outras Notícias
Receba novidades do IGUASSU-IT
© Iguassu IT 2018 - Todos os direitos reservados.
45 9 9914-8960
executivo@iguassuit.com.br
Desenvolvido por