FACEBOOK COMEÇA A ESCONDER LINKS QUE POSSAM SER ‘CAÇA-CLIQUE’
16/12/2019
Conforme matéria publicada pelo G1, o Facebook vai começar a “esconder” links do seu feed de notícias que possam ser “pegadinhas”, também chamadas de “caça-clique”. O recurso foi criado no ano passado, mas só em inglês, e começou a ser testado nesta quarta-feira (17) em novos idiomas, entre eles o português do Brasil.
A ideia é enfraquecer postagens que omitem e/ou exageram detalhes de uma história, diz Greg Marra, gerente de produto no Facebook, em entrevista exclusiva ao G1.
Exemplo:
“Ator de Hollywood filma animal selvagem e você não imagina o que aconteceu!” A girafa boceja. Num vídeo do Instagram de 3 segundos. Postado na conta do ator coadjuvante daquela comédia B dos anos 1990.
O novo recurso anti-pegadinhas opera da mesma forma que um filtro de spam do seu serviço de e-mail, segundo Greg Marra. “Nós temos uma equipe no Facebook que categorizou centenas de milhares de manchetes como sendo ‘caça-clique’ ou não seguindo esses critérios. Se elas exageram ou omitem detalhes de uma história”, afirma.
Links categorizados como ‘caça-clique’ irão aparecer mais abaixo no feed de notícias;
Não há indicações ou observações visuais de que um link foi considerado ‘caça-clique’ pelo Facebook;
Não é possível configurar o uso ou não da classificação de ‘caça-clique’. Ela é implementada para todos;
A filtragem de links é operada exclusivamente pelo algoritmo. Funcionários do Facebook não irão trabalhar como editores ou curadores, mas apenas como revisores de manchetes e das palavras-chave taxadas como enganosas.