16/12/2019
A igualdade entre os gêneros masculino e feminino geram discussões longas. Mas a questão talvez seja outra: igualdade de oportunidade para ambos! É preciso refletir e ter cautela.
Muitas mulheres contribuem com o Iguassu-IT diariamente e tem papel fundamental no sucesso dos negócios, parcerias, conexões e na assertividade da associação.
Dentre elas, uma história de sucesso e superação, por conta de circunstâncias da vida, é a da coach, palestrante e consultora, Eliane Bringmann, também associada e prestadora de serviços ao Iguassu-IT.
A sócia administradora da Bringmann & Associados Desenvolvimento Humano, Estratégia e Inovação S/S Ltda, com foco em Educação Corporativa, moveu-se desde a infância pela paixão em aprender, ensinar e compartilhar o que sabe até chegar a abrir o escritório no ano de 2000, hoje, em transição para a segunda geração.
“A motivação interna e o prazer em colaborar com o crescimento e a realização do outro me conduziram para a área comportamental, orientada por princípios humanistas”, menciona Eliane.
A coach convive com muitas mulheres nos espaços em que lidera treinamentos, workshops e palestras e acredita que o papel delas é diferenciador para o desenvolvimento das empresas.
“Na medida em que a mulher utiliza de forma adequada características que tendem a ser naturais da liderança feminina, como o compartilhamento de responsabilidades, informações e recursos, a sensibilidade, a atenção aos detalhes, a definição de objetivos de forma mais participativa, a comunicação e o cuidado com os relacionamentos sempre obterá êxito”, opina.
De acordo com Eliane, o meio empresarial talvez fosse mais mecânico sem a presença feminina. “O homem tende a focar nos fatos e na solução dos problemas sem considerar tanto os sentimentos, embora eles também estejam desenvolvendo uma visão mais sistêmica. Vejo que as características masculinas e femininas são igualmente importantes, interdependentes e complementares. As diferenças quando valorizadas e integradas tornam homens e mulheres mais eficientes e eficazes. Somos apenas diferentes. Não enxergo a mulher como uma ‘deusa’ nem como ‘vítima’. Acredito muito na integração das competências de ambos. Conquistar o seu espaço é um desafio para os dois.”
Eliane explica que atualmente o foco em se ter uma gestão mais humanizada, favorece um clima organizacional de maior segurança psicológica, o que impacta no bem-estar e na produtividade. “Felizmente, dentro do meu universo de trabalho não há um gênero que se sobressaia, provavelmente por focarmos na cultura e protagonismo colaborativo, de ajuda mútua, como filosofia para o desenvolvimento e sucesso sustentável das pessoas e organizações”, analisa.
Sob o olhar da coach, as crescentes conquistas de posições de liderança ou atuação em áreas como Engenharia, Tecnologia e Empreendedorismo que antes eram predominantemente masculinas, propicia um ‘solo mais fértil’ para que as mulheres edifiquem trajetórias de vida e trabalho bem-sucedidas.
“A diversidade tem sido mais valorizada de forma positiva, abrindo-se oportunidades. Por outro lado, a pressão e a velocidade, das mudanças exigem adaptação contínua para lidar de forma produtiva com a imprevisibilidade e os efeitos da globalização no mundo corporativo. O desafio é seguir juntos. O ‘poder sobre’ precisa ceder para o ‘poder com’ e o ‘pensar juntos’, o dialogar e reconhecer a interdependência surge como um caminho capaz de integrar o melhor de homens e mulheres”, afirma Eliane.
Jornada Tripla
As mulheres de negócio não deixam de possuir também uma jornada no lar, que não dá para ser deixada de lado. Eliane afirma que independente de estar no mercado de trabalho empresarial ou em qualquer setor é preciso saber administrar cada um.
“A maioria das mulheres sempre teve dupla ou tripla jornada e um papel decisivo na sustentabilidade das famílias e negócios, podendo ser benéfica ou não. O que diferencia é como o trabalho é percebido, compartilhado e administrado. No meu caso, as várias jornadas estiveram respaldadas em sonhos compartilhados e contaram com a corresponsabilidade do esposo e, mais tarde, dos filhos. A cumplicidade foi a ‘chave’ para a realização. Hoje, prestes a completar meio século de idade, continuo estudando, trabalhando, sem deixar de lado os outros papéis. E se depender de mim a tripla jornada seguirá enquanto a vida permitir, pois a felicidade está na jornada. O resultado é apenas um ‘troféu’. O importante é que cada pessoa se perceba dentro de sua trajetória e faça as suas escolhas para conduzir a vida da maneira que lhe faça sentido, mesmo com as ‘pedras’ que surgem no caminho”, conclui.
Associativismo
Eliane frisa que o associativismo e a cooperação são essenciais para transformar realidades. “As conexões entre empresas e comunidade geram parcerias e colaboração que potencializam as capacidades individuais e criam um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas e dos negócios. Para a minha empresa, a principal vantagem de estar associada ao Iguassu-IT é estar mais próxima e conectada com a visão de mundo e os desafios dos empresários. Isso oportuniza desenvolver soluções mais compatíveis com o contexto e os resultados desejados”, pontua.
Atualmente, a profissional lidera programas de desenvolvimento, cursos, palestras e coaching executivo e empresarial com soluções customizadas para associados Iguassu-IT.