NOSSAS
NOTÍCIAS
#TôNaGlobo

Programa TrendsIT abre portas para estudante do ensino superior em projeto de residência em TI na TV Globo

06/12/2024

O estudante Carlos Feliponi é participante do programa TrendsIT, iniciativa que conecta talentos a grandes oportunidades na área de tecnologia. Após realizar os cursos na plataforma online do programa, Carlos foi aprovado nas provas e atendeu aos critérios do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o que o colocou no ranking de candidatos elegíveis. Poucas semanas depois, começou a receber notificações de vagas disponíveis e se inscreveu em algumas delas.
Após alguns meses, Carlos foi chamado para duas entrevistas na mesma semana: uma na CI&T, empresa de tecnologia sediada em Campinas (SP), e outra na Nexus Geoengenharia. Ele foi aprovado em ambas, mas optou pela CI&T, onde atualmente participa de um programa de residência remota. Lá, ele contribui para o desenvolvimento do projeto pioneiro de TV 3.0 da Globo, uma iniciativa que promete revolucionar a experiência televisiva.
Conversamos com Carlos para conhecer mais sobre sua trajetória e os desafios enfrentados até aqui.
Em qual instituição você estudava quando entrou na plataforma do TrendsIT?
R.: Eu estudo Engenharia de Software na Descomplica Uniamérica e entrei na plataforma do TrendsIT quando estava no 4º semestre.
Você tinha experiência como programador?
R.: Sim, em projetos acadêmicos e em iniciativas open-source.
Tinha dificuldade de achar estágio na área?
R.: Sim, já estava procurando há algum tempo. Embora eu tivesse as habilidades necessárias, o processo de envio de currículo e conseguir uma entrevista nem sempre é garantido; é um caminho difícil e, muitas vezes, frustrante.
Você trabalhava em algum emprego que não era na área de tecnologia?
R.: Sim, meu último emprego foi como garçom, e foi durante esse trabalho que me inscrevi no programa TrendsIT.
O que o motivou a participar do TrendsIT?
R.: Queria aumentar minhas chances de ingressar no mercado de trabalho na área de tecnologia.
Quais trilhas você fez?
R.: Escolhi a trilha de Full Stack. Como eu já tinha alguns conhecimentos, foquei em hard skills que ainda precisava desenvolver, como Node.js, React, testes unitários e Mockito. Na época, também estava trabalhando em um projeto acadêmico que usava Angular e Spring Boot, então aproveitei para estudar esses cursos na plataforma.
Tinha tempo para estudar?
R.: Não muito. Meu trabalho ocupava o dia todo e, à noite, eu tinha as aulas da faculdade. Geralmente, estudava de madrugada, nos finais de semana e, sempre que possível, no horário de almoço no trabalho."
Quantas horas por semana você estudava na plataforma do TrendsIT?
R.: Cerca de 5 horas semanais, mas também me dedicava em outras plataformas. De certo modo, estava sempre estudando.
Algum alguém te ajudou incentivou?
R.: Minha namorada, Gabi, foi meu apoio constante. Além disso, tive apoio dos meus colegas e da coordenadora do curso Profa. Isabel Fernandes, que me orientou em momentos importantes e foi quem divulgou o programa TrendsIT pelos canais de comunicação da faculdade.
A plataforma complementou o que você aprendeu na faculdade?
R.: Sim, foi um guia valioso e um ponto de partida para vários temas.
Por quanto tempo estudou na plataforma até ser chamado para o programa de residência?
R.: Cerca de 3 meses após me inscrever, fui chamado para duas entrevistas na mesma semana.
Quanto tempo dura a sua residência?
R.: Estou realizando a residência a 5 meses, com um contrato de 6 meses e em formato home office, recebendo bolsa pelo Programa TrendsIT. E já confirmaram a minha contratação como CLT assim que concluir a residência.
O que você faz durante o programa de residência na empresa?
R.: Na CI&T, estou atuando no projeto pioneiro de TV 3.0 para a Globo, que busca trazer uma nova experiência interativa aos espectadores diretamente em suas TVs. Trabalho como desenvolvedor front-end usando React 18. Em um projeto fiz uma aplicação para melhorar a experiencia de expectadores de jornalismo, introduzindo à televisão funcionalidades de hiper localização, como previsão do tempo, informações sobre linhas de ônibus e linhas de metrô. E outro ajudei na inclusão de um sistema de enquetes ao vivo pela televisão. Vídeos com resultados podem ser vistos abaixo:








Você já se formou?
R.: Ainda não. No próximo semestre (1º semestre de 2025) me formo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e dentro de alguns semestres concluirei Engenharia de Software.
O que você acredita que foi fundamental para seu sucesso no programa TrendsIT?
R.: Estar sempre em busca de oportunidades e em constante evolução.
Qual conselho você daria para outros estudantes de tecnologia que ainda não entraram no TrendsIT?
R.:  Tenha sempre em mente os seus objetivos, mantenha o foco e nunca desista. Seus esforços vão trazer resultados, cedo ou tarde. Aproveite as oportunidades, pois elas abrem portas que nem sempre conseguimos sozinhos. Conseguir um estágio pode ser desafiador, ainda mais em 2024, mas programas como o TrendsIT fazem uma grande diferença. Persistência e determinação são essenciais. Saiba quem você quer se tornar e, a cada dia, esteja mais próximo desse objetivo, cercado por pessoas que te apoiem. Esses são os elementos mais importantes no caminho para o sucesso!
O programa TrendsIT tem sido um divisor de águas na vida de muitos estudantes, conectando talentos a grandes empresas de tecnologia. Se você quer saber mais sobre o programa e como ele pode transformar sua carreira, acesse: https://bit.ly/SobreTrendsIT.
Ícone Whats
Ícone Email Rodapé executivo@iguassuit.com.br
Ícone Telefone Rodapé 45  99914-8960
Ícone Endereço Rodapé Avenida Rio Grande do Sul, 3199
Bairro Marechal, Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000