NOSSAS
NOTÍCIAS
Público presente nas palestras

Sucesso de Público no Iguassu-IT Day IA & Negócios no Show Rural Digital Coopavel

14/02/2024

O Iguassu-IT Day IA & Negócios aconteceu dia 08 de fevereiro entre 09h e 12h30, no Stand do Sebrae, dentro do Show Rural Digital Coopavel. O evento foi organizado pela Iguassu-IT em parceria com o Sebrae PR e teve público de aproximadamente 50 inscritos assistindo as quatro palestras e o talk show, com foco sobre IA (inteligência artificial).

O Presidente da Iguassu-IT Nilmar João dos Santos falou sobre “Regulamentação da IA e a Posição do Setor”, onde expressou a sua preocupação da legislação que no formato que está irá criar empecilhos para empresas nascentes que usam IA surgirem ao ter que se submeter à uma burocracia nova, onde nos últimos anos já foi feito um esforço para se reduzir a burocracia para empreender. O que ele observa é a criação de uma legislação para reserva de mercado onde apenas pessoas e empresas ligadas aos ecossistemas de inovação terão condições de atender à burocracia a ser criada, ou seja, o estado cria o empecilho para vender a solução.  Na sua opinião os empreendimentos que usam IA deveriam além de não ter empecilhos deveriam receber incentivos para se desenvolver, pois a velocidade do crescimento no resto mundo todo é muito maior e corre-se o risco da IA se desenvolver antes no exterior e o consumidor brasileiro comprar as soluções de fora.

O Coordenador do Iguassu Valley Jadson Siqueira falou sobre a palestra “Agora é possível com IA. Como não ser atropelado?” onde ele apresentou situações em que anos atrás um projeto poderia durar meses ou anos e custar milhões de reais, com a evolução da tecnologia a disponibilização da mesma pelas big tech o custo caiu substancialmente e as empresas pode “produtizar” a IA. O caminho para uma empresa que não usa IA é começar pequenos projetos e testes dentro da empresa e evoluir.

O Thiago Naves, coordenador do LaMia/UTFPR apresentou sobre “Parceria Estratégica na Implantação de IA: Empresa + Universidade + Financiamento” em que ele salientou a importância de viabilizar projetos de IA em parceria com as universidades e se utilizando de editais de fomento que estão disponíveis para subsidiar um projeto de IA que pode ter um alto custo e muitos riscos envolvidos. 
Almir Neves, Vice-Presidente de Startups da Assespro apresentou “Como a IA está Transformando o Agro no Mundo” onde falou sobre as diversas formas que as fazendas estão se beneficiando do uso de soluções com inteligência artificial.

Também foi realizado um talk show entre os palestrantes que responderam perguntas do moderador e da plateia. Um dos questionamentos foi quais as possíveis ações que a Iguassu-IT promoverá para ajudar as empresas associadas a usar IA? A associação organizará mais eventos ligado aos assuntos e incluirá a trilha de IA no programa Trends IT que tem parceria com a Softex, para as empresas terem profissionais qualificados na área de IA para seus projetos.

Outro questionamento feito foi como as empresas poderiam ter acesso ao Datalabs Iguassu Valley? O Datalabs será um lab de inovação com o objetivo de resolver problemas complexos a partir da reunião de dados abertos, de sensores públicos, bem como de empresas âncoras e instituições participantes para serem utilizados em pesquisas que usarão algoritmos de inteligência artificial e aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras para fazer suas descobertas.

Além de reunir dados para pesquisa também atuará como capacitação de pessoas em ciência de dados, inteligência artificial. Mas o projeto ainda está em busca de recursos para implantação e assim disponibilizar o serviço para as empresas.
Ícone Whats
Ícone Email Rodapé executivo@iguassuit.com.br
Ícone Telefone Rodapé 45  99914-8960
Ícone Endereço Rodapé Avenida Rio Grande do Sul, 3199
Bairro Marechal, Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000