NOSSAS
NOTÍCIAS
UTFPR de Santa Helena e Iguassu-IT prospectam projetos em parceria

UTFPR de Santa Helena e Iguassu-IT prospectam projetos em parceria

26/04/2022

Uma reunião de trabalho mantida entre Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (APL Iguassu-IT), embasou uma proposta de prospecção de projetos em parceria pelas duas entidades. O objetivo é a formação de mais profissionais no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC).
O tesoureiro da Iguassu-IT, Nilmar João dos Santos, conduziu a apresentação a respeito da entidade, a forma de trabalho, representatividade, interação estadual e ações, caso da instituição da marca Iguassu Valley na região Oeste. Dentre os detalhes esteve o mapa estratégico de TIC no Paraná até 2035; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); Ambiente de negócios e aprendizado e conhecimento.
Durante o encontro, conforme publicação da UTFPR, foram debatidas as oportunidades em função das demandas e problemas que os cursos de tecnologia da informação enfrentam nas instituições de ensino privadas e públicas. Desta forma, foram propostas soluções que podem ser viabilizadas por meio de parcerias entre a universidade e Iguassu-IT. “Houve sugestões para formas de atrair mais jovens ao setor de tecnologia e diminuir a evasão de estudantes dos cursos com o aumento na quantidade de pessoas formadas na área”, destaca Nilmar dos Santos.  “Também sugerimos a expansão do Programa Integração Universidade Empresa, do PTI, entre UTFPR e Iguassu-IT para a prática no desenvolvimento de software”, ressalta.
Bolsas
Uma das iniciativas apresentadas pela UTFPR foi a participação de 12 estudantes do curso de Ciência da Computação em projetos por meio do edital do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em ações de Marechal Cândido Rondon e Santa Helena. Os projetos em vigência, concedem bolsas de R$800 para os acadêmicos.
 
Ícone Whats
Ícone Email Rodapé executivo@iguassuit.com.br
Ícone Telefone Rodapé 45  99914-8960
Ícone Endereço Rodapé Avenida Rio Grande do Sul, 3199
Bairro Marechal, Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000