NOSSAS
NOTÍCIAS
Diagnóstico empresarial embasa adoção de políticas empreendedoras para a região Oeste

Diagnóstico empresarial embasa adoção de políticas empreendedoras para a região Oeste

21/01/2021

Dados mostram tendências e necessidades de adequação a um mercado em transformação rápida
O Sebrae do Paraná disponibilizou o Diagnóstico TIC PR/2020-21. O estudo apresenta informações obtidas junto a 399 empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Paraná e vai contribuir para pautar ações estratégicas no setor. O download do material pode ser feito no site do Sebrae, em sebraepr.com.br/tecnologia/. Os dados oferecem um panorama estadual nos eixos ‘negócios’, ‘pessoas’ e ‘processos’.
O Oeste do Paraná foi a segunda região com maior participação de empresas na pesquisa, 19,5%, atrás, somente, da região leste do Estado, que contou com 23,8% de participação.
A maioria dos participantes, 93,7% é de micro empresas (57,5%), e pequenas empresas (36,2%). As médias empresas representam 6,3% dos participantes da pesquisa.
O presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu IT), Marcio Pinheiro, ressalta que os dados obtidos mostram a necessidade de investimento em educação e sugerem para instituições oportunidades de montar capacitações mais rápidas.
“Visualizamos uma área em grande expansão, mas com risco de apagão de mão de obra. É preciso investir em mais capacitação para não limitar o crescimento das empresas”, diz Pinheiro. “As pessoas migram de empresa com facilidade. Os atrativos não são apenas o salário, mas aspectos como bem-estar e tecnologia”, acrescenta. A concorrência global faz parte deste novo cenário, mais digital, acelerado pela pandemia da Covid-19, segundo o consultor em tecnologia da informação do Sebrae de Cascavel, Osvaldo Brotto, e o setor regional precisa se atentar para tal fato. “É necessário estar, cada vez mais disponível, independente da distância geográfica, ou de tempo”, destaca.
Brotto também observa que, “muitas vagas de emprego e poucos profissionais capacitados é um problema para a região, sem falar da concorrência com outros centros, acentuado com a tendência de trabalho remoto”.
Para o Iguassu-IT o trabalho de levantamento é muito importante. “Sabemos da importância da tomada de decisão baseada em dados. Quando temos um diagnóstico tão completo como este que o Sebrae desenvolveu fica fácil tomar decisões para dar sequência às ações do setor”, complementa Marcio Pinheiro.
Falta de profissionais
A falta de profissionais qualificados no mercado foi apontado no eixo “negócios”, por 45% das empresas no diagnóstico do Sebrae. Outra pesquisa, da Iguassu-IT, no final de 2020, mostrou que 63% das empresas entrevistadas tinham até cinco vagas de emprego abertas para desenvolvedores.
Em outro setor dentro de tecnologia da informação, de analista de sistemas, 59,3% tinham até cinco vagas abertas.
Quando a pergunta é sobre ‘outras vagas de trabalho em aberto na empresa’, 55,6% responderam que tinham até cinco postos a serem preenchidos.
Com base no diagnóstico do Sebrae e na pesquisa da própria Iguassu-IT, será possível a definição de programas, ações e estratégias para o aperfeiçoamento no setor de tecnologia da informação e comunicação no Oeste do Paraná.
 
Ícone Whats
Ícone Email Rodapé executivo@iguassuit.com.br
Ícone Telefone Rodapé 45  99914-8960
Ícone Endereço Rodapé Avenida Rio Grande do Sul, 3199
Bairro Marechal, Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000