NOSSAS
NOTÍCIAS
Como conquistar maturidade e qualidade em tecnologia da informação?

Como conquistar maturidade e qualidade em tecnologia da informação?

24/09/2020

União visa manutenção e avanços em softwares e produtos tecnológicos na região Oeste do Paraná
Testes constantes, revisão de códigos, organização para descobrir possíveis problemas nos sistemas e processos. Estas são algumas dicas para quem pretende maior qualidade de software. Com base nestes detalhes é possível entregar produtos mais seguros e que atendam àquilo que os usuários esperam.
Qualidade no desenvolvimento de software é um tema relevante, importante e extenso, segundo Alan Alves, um dos associados à Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT). “São dois momentos. Um antes dos testes automatizados e outro depois. E isto é apenas uma parte dentro do todo”, enaltece.
Alves observa que, são feitos em torno de 2 mil testes automatizados no produto, o que não chega “nem perto do 100% necessário”. “Isso facilita o gerenciamento, com menos falhas e um software mais seguro”, conclui.
Maturidade
Robson Meinerz, graduado em sistemas da informação e professor na área, destaca que a maturidade de software é importante para a base do produto. São diferentes linguagens de programação com soluções e tecnologias que precisam ser acompanhados.
Além dos testes manuais, que podem acarretar em encarecimento do produto, é necessário ter um acompanhamento real e automatizado. “O software, muitas vezes, precisa ser adaptado para determinados setores e isso deve ser feito com qualidade”, frisa. “Qualidade de software é aquilo que satisfaz o usuário com produto compatível, boa qualidade, entrega dentro do orçamento e do prazo previstos”, destaca Meinerz.
O que observar?
Dentre os principais quesitos para atingir a maturidade estão questões que devem ser observadas como, os prazos, requisitos, testes, operabilidade de usuários, ambiente físico, interações com outros softwares, manutenções corretivas e manutenções adaptativas.
A qualidade e acompanhamento também devem ser constantes na produção, o que faz parte da maturidade. Assim, são possíveis projeções, médias e outros cálculos para atender determinadas demandas. O controle também permite analisar a margem de desempenho das equipes desenvolvedoras.
Polo regional
Alan Alvez destaca que, o compartilhamento de informações tem o intuito de fortalecer o território regional para o desenvolvimento em tecnologia da informação e comunicação no Oeste do Paraná. O conhecimento compartilhado gera mais solidez para toda a região.
 
Ícone Whats
Ícone Email Rodapé executivo@iguassuit.com.br
Ícone Telefone Rodapé 45  99914-8960
Ícone Endereço Rodapé Avenida Rio Grande do Sul, 3199
Bairro Marechal, Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000