NOSSAS
NOTÍCIAS
Programação em LOW CODE é tema de webinar da Iguassu-IT com associados

Programação em LOW CODE é tema de webinar da Iguassu-IT com associados

24/07/2020

A complexa, e demorada, atividade de programação se torna mais fácil e muito mais rápida
Saber programar não quer dizer mais nada. Hoje as crianças já estão aprendendo programação. “Teremos concorrentes muito jovens. Precisamos ficar antenados em novas tecnologias”, disse o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), Marcio Pinheiro. Foi, basicamente, com este conceito que iniciou o webinar  Low Code, com Clóvis Wichoski, da Mapperidea.
A proposta é codificar cinco vezes mais rápido. O Mapperidea usa inteligência artificial e, a partir dos mapas mentais, transforma as ideias e arquiteturas do software em código-fonte repetível, facilitando, aperfeiçoando e acelerando exponencialmente o ciclo produtivo de criação de programas de computador, convertendo uma ideia em software, na tecnologia desejada, em muito menos tempo.
Retenção de conhecimento
Clóvis Wichoski destaca que, o desenvolvimento de software, muitas vezes se torna caro. É necessário reter talentos, capacitar, atualizar e ter boa comunicação. “Uma das metodologias que ajudar a contornar os problemas é o low code”, frisa. “Permite rapidez com o mínimo de codificação. Ajuda a preencher o débito técnico. Permite maior produtividade do desenvolvedor, o que possibilita melhorias. Redução do tempo de desenvolvimento. Possibilita avanço na carreira e pode gerar redução de custos”, complementa.
Conforme apresentado, a proposta também é melhorar a comunicação entre administrativo e X TI. Neste caso a ferramenta é a chave para o desenvolvimento rápido de aplicações.
Receio
Desenvolvedores tem receio de usar as plataformas porque eles utilizam um código que eles não compreendem, segundo Wichoski, no entanto, “o low code para o futuro sugere evolução da plataforma para maior simplicidade, onde o usuário define o que precisa e o desenvolvedor define o padrão de programação e trabalham juntos”, observa.
Mapperidea tem a proposta de inovar com mapas mentais, expressar idéias, colaboração, integração, comunicação e criatividade.
Quem utiliza
Segundo Ricardo Calizotti, associado à Iguassu-IT, que utiliza low code, alguns itens analisados estão relacionados à agilidade de desenvolvimento, facilidade de documentação, segurança do código e não haver necessidade de se preocupar com arquitetura.
Calizotti ressalta que, a dica é ter o envolvimento do time de desenvolvimento e entender o problema que se quer resolver. É importante “analisar o histórico da empresa que oferece o serviço”, observa. Em depoimento, os desenvolvedores da empresa aprovaram o serviço após a implantação.
Arquitetura padrão
Outro associado, Ricardo Vicari, ressalta que precisou aumentar a equipe e, o problema é que haviam diferentes arquiteturas. “Neste caso, a plataforma dá um padrão para trabalharmos”, destaca. Ao contratar o serviço deve-se estar atento ao que é oferecido e evitar plataformas que geram dependência da ferramenta low code.
Daniel Fortunato (Florianópolis), utiliza o serviço e destaca que, os mapas, fontes e padrões de escrita estarão disponíveis, caso não quiser mais utilizar o Mapperidea e complementa que a plataforma gera experiência positiva com possibilidade de evolução.
O webinar foi promovido pela Iguassu-IT, com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Veja e compartilhe a metéria em nossas redes sociais:
Facebook
https://www.facebook.com/273141779392695/posts/4315253175181515/

Instagram
https://www.instagram.com/p/CDBtZqcFncp/

Linkedin
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6692422571259895808/

You Tube
https://www.youtube.com/watch?v=QpRp18TZzug&t=8s
Ícone Whats
Ícone Email Rodapé executivo@iguassuit.com.br
Ícone Telefone Rodapé 45  99914-8960
Ícone Endereço Rodapé Avenida Rio Grande do Sul, 3199
Bairro Marechal, Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000